quinta-feira, 10 de julho de 2008

O amigo do Che

Acabo de ver este livro de fotografia que a Escrituras Editora lançou no mercado. É lindo, tem mais de 300 fotos de Fidel Castro, numa versão biografia fotográfica, com imagens de diversas situações e períodos da vida dele, principalmente aquela vivida ao lado do amigo Che na Sierra Maestra, nas ruas de Havana, nas reuniões do Partido etc. Mas também estão ali fotos do Fidel estudante, do apaixonado pela vida política acadêmica, do ativista do Partido Ortodoxo, do estadista e do amigo.

O Fidel é, sem dúvida, uma das figuras mais controversas dos últimos tempos, mas invegavelmente é um dos mais importantes líderes do mundo. Há muitos anos estive em Cuba num 1° de Maio. Foi um dos momentos que mais me marcaram na minha "curta" vida. É impressionante. Me parece que se hoje a população passa a exigir um novo modo de administrar a ilha, por outro lado, essa mesma população, os adultos principalmente, têm muito claro que não querem voltar ao modelo de Fulgêncio Batista. Neste exato momento Cuba passa por uma transição política. O que o futuro reserva? Só esperando pra ver.

Sobre o amigo, Gabriel García Márquez disse: “Fidel Castro tem a convicção quase mística de que a maior conquista do ser humano é a boa formação de sua consciência, e que os estímulos morais, mais que os materiais, são capazes de mudar o mundo e impulsionar a História. Creio que ele é um dos grandes idealistas do nosso tempo, e que talvez esta seja sua maior virtude, ainda que, para ele, tenha sido o maior perigo.”


Serviço
Fidel Castro - história e imagem do líder máximo / original (italiano): Fidel Castro - storia e immagini del líder maximo
Valéria Manferto de Fabianis (org.), texto de Luciano Garibaldi e tradução de Maurício Santana Dias
Preço: R$ 98,90
Escrituras Editora

Nenhum comentário: