terça-feira, 12 de agosto de 2008

Açaí branco. Conhecem?





Tá certo que não sou nenhuma especialista em açaí, mas sempre achei que só existisse de um tipo, aquele roxo. Em Belém descobri que existe um verde, que é chamado de branco.

E açaí é uma das frutas mais consumidas em Belém. Durante a amanhã, a gente vê muita gente tomando açaí. Pelas bandas do mercado, onde eu fiquei zanzando um bom tempo, via muita gente tomando açaí acompanhado de um peixe frito na hora. Podia ser pescada, pirarucu ou outro qualquer.


Na sorveteria Cairu, a mais famosa da cidade, o sorvete de açaí também é um dos mais pedidos. É uma delícia. E depois do almoço ou jantar, a sobremesa pode ser um açaí com açúcar e farinha de tapioca (aquela granulada).

Suco? pode ser de açaí; doce? pode ser de açaí; torta? pode ser de açaí; bolo? pode ser de açaí... Alguém ainda duvida que a fruta é a mais procurada de lá?

6 comentários:

Anônimo disse...

Açaí branco? É uma variedade da planta ou uma mutação genética, tipo açaí albino?
Você provou? O gosto amadeirado é o mesmo do roxo?
Bem, pelo visto teremos mais surpresas na medida que você for "desfiando o rosário de Nossa Senhora de Nazaré".
Queridona, encare o livro "Sal, Uma História do Mundo" um merecimento, viu?
Consegue imaginar a culinária sem este elemento?
Não tem jeito, vou ter que dar replay da dedicatória:
NO PRINCÍPIO ERA O SAL.
Beijocas,

Reiko Miura disse...

Aurinha,
não provei o açaí branco, mas descobri no site da Embrapa que além do açaí-roxo ou preto, existem o açaí-branco, o açaí-açu, o açaí-espada e o açaí-sangue-de-boi Os tipos de açaizeiro são definidos “de acordo com a coloração de frutos, formas de inflorescências e cachos, número de frutos por ráquila e diâmetro dos estipes”. Incrível, né?

Ricardo Soares disse...

eu sabia que existia sim açaí branco ... e como venho de cuiabá e pantanal por esses dias tenho a lhe dizer que ainda não é época de perfume de pequi por lá... mas tá chegando o tempo... bj

Anônimo disse...

querida, Sobre as duas fotos que você tirou, só a de cima é açaí branco, a de baixo é de um fruto chamado BACABA, que, exceto a técnica de transporte e extração do suco, não tem nada a ver com o açaí. são espécies totalmente diferentes!!!

Ciça Donner disse...

Maninha acabei de decobrir a existencia desse açai branco... mana, eu era capaz de dar minha cara a bofete achando se potoca!!!

Deusdato Lima disse...

O açaí branco tem um sabor diferente mas , é tão saboroso quanto o açaí roxo . Porém ele só aparece na safra . É bem mais raro . Não é qualquer batedor de açaí que trabalha com ele . Por ser mais escaço é também mais caro . Um pouco mais caro .