segunda-feira, 7 de abril de 2008

Merenda escolar da boa. E não é na Inglaterra do Jamie Oliver!


Olha só que coisa boa eu li no blog do Marcelo Katsuki, um amante da culinária como eu. Em Guarulhos, a prefeitura editou e está distribuindo (para a rede pública) o livro Receitas da Alimentação Escolar escrito pelas merendeiras (cozinheiras) das escolas públicas da cidade. Nas receitas são usados ingredientes que as escolas recebem para fazer a merenda da garotada e a intenção é que o livro sirva de inspiração para outras merendeiras melhorarem a qualidade da comida. Dei uma olhada nas receitas e elas em nada lembram a merenda do meu tempo, quando os alunos levavam alguma coisa da despensa de casa e a gororoba resultava numa sopa engrossada com fubá e que tomávamos em canecas. As receitas do livro passam por quibe assado, bolo salgado, tortas, diversos tipos de pratos com arroz e macarrão, pudins, bolos, sucos etc. De uma coisa tenho certeza: os alunos agradecem.

O livro também pode ser baixado do site da Prefeitura. O caminho das pedras é esse: http://www.guarulhos.sp.gov.br /Prefeitura/Educação/Principais Publicações/Livro de Receitas da Alimentação Escolar - 2ª edição.
Aviso aos navegantes: o download demora, e demora, e demora. Por isso, deixe baixando e vá fazer outra coisa.

Essa é uma boa iniciativa que prefeitos e secretários de educação deveriam imitar Brasil afora. Tenho certeza de que o Elói, prefeito, e a Lindabel, secretária de Educação de Guarulhos iam dar a maior força.

Nenhum comentário: