sexta-feira, 6 de junho de 2008

Saci pra mascote da Copa de 2014


Quem conhece o Mouzar Benedito sabe que a cabeça dele não pára. Até quando tá dormindo, tá maquinando alguma coisa. A última que inventou é uma campanha pra adotarmos o Saci como mascote da Copa do Mundo de 2014. Ele tem pressa, quer começar logo, antes que os marketeiros e lobbistas de plantão apareçam com alguma barbaridade qualquer.

E por quê o Saci?
- Ele é a síntese da formação do povo brasileiro;
- é o mito brasileiro mais popular, o único conhecido no Brasil inteiro;
- é o típico brasileiro, aquele que mesmo pelado e deficiente físico, é brincalhão e gozador.

E tem mais:
- no início o Saci era um indiozinho protetor da floresta. Tinha duas pernas;
- depois foi adotado pelos negros e virou negro;
- a perda de uma perna tem várias histórias. Uma delas é que ele foi escravizado, ficou preso pela perna, com grilhões, e cortou a perna presa. Preferiu ser um perneta livre do que escravo com duas pernas. É um libertário, então;
- dos brancos, ganhou o gorrinho vermelho, presente em vários mitos europeus. O gorrinho vermelho era também usado pelos republicanos, durante a Revolução Francesa. Na Roma antiga, os escravos que se libertavam ganhavam um gorrinho vermelho chamado píleo.

Diz o Mouzar que só não tem orientais na história, mas que um tal de Sashimi, um Saci de olhinhos puxados, já foi visto no bairro da Liberdade, em São Paulo.

Quer saber mais sobre o Saci e conhecer suas histórias? Entre no site da Sosaci, a sociedade dos observadores de Saci. Pensa que é mentira? Não é não, essa tal sociedade existe mesmo. E tem muita gente que jura de pé junto que já viu o perneta fazendo diabruras.

Quem acha que o Saci pode dar um ótimo mascote pra Copa, já pode divulgar a idéia. E o Mouzar garante: “se tiver condições, escreva, fale com quem tem espaço na mídia para que declarem sua adesão nos jornais, revistas, rádio, TV, blogues etc. Já pensou o Saci em camisetas no mundo inteiro? Ele provocaria muito interesse dos outros povos para a cultura popular brasileira.”

O Saci aí em cima foi desenhado pelo Ziraldo para a Sosaci.

4 comentários:

Dona Sra. Urtigão disse...

Simplesmente perfeito ! antes que nos imponham um alienígena qualquer. Aliás foi dele a idéia de converter o 31 de outubro em dia do Saci ? o que a meu ver também é brilhante!

Reiko Miura disse...

Eu diria que o Mouzar se parece com o Urtigão. Mas a idéia do 31 de outubro é da turma da Sosaci, da qual ele é parte ativa. Já tem um monte de cidades que aprovaram o dia 31 de outubro como o dia do saci. O ministro da Cultura até queria assinaria um decreto ou coisa parecida pra instituir o dia nacionalmente, mas achamos que isso deveria ser uma conquista da sociedade, ou seja, batalhada no dia a dia em todo o país. Dê uma olhada no site da Sosaci pra conhecer o trabalho da turma.

Unknown disse...

Comunidade no orkut que aderiu à campanha:

http://www.orkut.com.br/Community.aspx?cmm=56462769

Marcia Sousa disse...

Pois é.....Maravilhoso....Pode contar comigo, vou divulgar ao máximo, entre amigos, comunidades, aonde eu puder....Brilhante!!!!