quarta-feira, 4 de junho de 2008

"Quem é essa garota?"


Hoje recebi um e-mail com a pergunta: "Quem é essa garota?" e anexada esta foto que o Guinaldo Nicolaevsky fez em 1979 quando trabalhava para O Globo. A foto não foi publicada pelos grandes jornais, "temerosos" com a reação do regime militar, mas marcou época. Afinal, por que a garota teria recusado o cumprimento do presidente da República? Sinal de que a ditadura começava a agonizar? Ou simples rebeldia infantil?

Busquei informações sobre o paradeiro do Guinaldo pra pedir autorização dele pra usar a foto no blog e recebi a triste notícia de que ele havia falecido há uma semana, vítima de câncer. A campanha "Quem é essa garota?" foi lançada pelos jornalistas Juvenal Pereira e Juliana Resende que resolveram desvendar o mistério.
No site Pictura Pixel, o fotógrafo Claudio Versiani publica um texto do Guinaldo sobre a foto em questão:

"FIGUEIREDO, A MENINA E “O GLOBO”!!!

Lançamento do carro a álcool em Belo Horizonte. A imprensa mineira e a nacional estavam presentes e um grupo de crianças foi levado ao Palácio da Liberdade para cumprimentar o presidente Figueiredo. Deu zebra: a primeira da fila negou o aperto de mão ao Presidente da República, apesar dos pedidos dos fotógrafos. Percebi que não aconteceria o aperto e fotografei.

Corri para a redação para revelar e transmitir a foto para o Rio. Para minha surpresa eles não publicaram a foto! Desconfiaram! Queriam o “cumprimento”. Fui ameaçado de dispensa caso não entregasse o fotograma. Foi exigido que mandasse o filme sem cortá-lo no primeiro vôo para o Rio. O que foi feito. Não publicaram nada… resolvi por minha conta, mandar para outros veículos, que publicaram com destaque até no exterior."

Bem, mineiros de plantão, ajudem a devender o mistério, a garota hoje deve ter cerca de 40 anos. Se alguém tiver alguma pista, deixe o recado por aqui.

4 comentários:

dulce disse...

Já repassei o histórico da foto e aproveitei para fazer uma propagandinha de seu blog, muito legal.

Sig Mundi disse...

ola andarilha! qto tempo!

nao faco a menor ideia de quem seja a garota, mas adoro essas fotos historicas!!

bjs

arthur

Ricardo Soares disse...

sou fã dessa garota ! quem será ? com certeza uma quase quarentona mineira que não deve dar a mão para o embuste aécio neves

Ana Paula Siqueira disse...

ahhh eu tenho 40, moro em BH mas infelizmente não sou a garotinha, mas adoraria ser!! Eu reagiria exatamente assim!!! hehehe
E, como diz Ricardo, também não arrisco a dar a mão para o fulnao não srrs
adorei seu blog!
Abraços