terça-feira, 17 de junho de 2008

Conteúdo do "RODA VIVA" na internet

Já está disponível na internet o site Memória Roda Viva com o conteúdo dos programas Roda Vida, da TV Cultura, dos últimos 21 anos. É um material riquíssimo de e para pesquisa sobre as duas últimas décadas da vida brasileira. As entrevistas foram transcritas e revisadas. Notas bibliográficas foram incluídas quando o entrevistado mencionava uma terceira pessoa. Vale a pena dar uma olhada. No momento estão disponíveis 205 entrevistas, mas até 2009 serão mais de mil.

Podem ser acessadas e lidas entrevistas com Cacá Diegues, Dom Paulo Evaristo Arns, Drauzio Varella, Elza Soares, Emerson Fittipaldi, Evo Morales, Fernando Collor de Mello, Fernando Henrique Cardoso, Fidel Castro, José Serra, Hector Babenco, Gianfrancesco Guarnieri, Grande Otelo, Hugo Chávez, Lima Duarte, Luís Carlos Prestes, Lula (foto de Antonio Cruz/ABr), Nelson Piquet, Oscar Niemeyer, Paulo Autran, Pedro Almodóvar, Plínio Marcos, Roberto Jefferson, Telê Santana, Washington Olivetto, Ziraldo, entre outros.

Li a entrevista de Telê Santana, feita em 1991, na qual ele afirma que o segundo maior jogador do mundo depois do Pelé, é o Garrincha. Sobre os irmãos Raí e Sócrates, embora tenha evitado eleger o melhor entre os dois, afirmou que Raí se preparou desde cedo para ser um atleta, o que não aconteceu com o irmão.

O Memória Roda Viva é resultado de um trabalho do Laboratório de Estudos Avançados de Jornalismo (Labjor) e do Núcleo de Estudos de Políticas Públicas (Nepp), ambos da Unicamp, financiado pela Fapesp e apoiado pela Fundação Padre Anchieta, mantenedora da TV Cultura.

Parabéns ao pessoal do Labjor e do Nepp. É uma iniciativa louvável, afinal, o que mais se vê na universidade pública e privada é dinheiro jogado fora em dissertações e teses que não têm o menor sentido e nenhuma utilidade para a sociedade. E o que é pior: financiadas pelo poder público.

3 comentários:

Anônimo disse...

Probably I can say with this blog make, more some interesting topics.

Anônimo disse...

Considering the fact that it could be more accurate in giving informations.

Patty Diphusa disse...

Muito bom, acervo que vale a pena estar disponível mesmo. E assim deveria ser com outros programas interessantes.

Bjs, querida, adorei o jardineiro.