terça-feira, 19 de fevereiro de 2008

Engenho de gastronomia chega a São Paulo

Em outubro passado estive em Recife pra participar do Congresso Nacional de Gastronomia e da Bienal do Livro de Pernambuco. No congresso conheci a revista Engenho de Gastronomia que é editada por Leonardo Barbosa e Daniella Gouveia, dois irmãos que se propõem a abordar o alimento de forma mais ampla, passando pela história, pela culinária, e, principalmente, pela regionalidade. A revista tem um bonito projeto gráfico, com editorias bem definidas, assuntos diversificados, e, é claro, receitas.

Infelizmente não trouxe nem um exemplar comigo porque não consegui encontrar a revista nas diversas livrarias por onde andei, inclusive a do aeroporto. Agora recebi uma comunicação de que ela será lançada em São Paulo no próximo dia 26 e que terá 4000 exemplares distribuídos em 1200 postos de venda. Pelo que entendi, seus criadores estão dispostos a disputar o aquecido mercado que hoje já tem a concorrência da Gula, da Go Were Gastronomia, da Menu, e de outras mais.

No material de divulgação que recebi, me informam que a edição de fevereiro tem Laurent Suaudeau, Carla Pernambuco, Erick Jacquin, Luciano Boseggia e Chico Gameleira, entre outros. Entre os ingredientes utilizados nas receitas preparadas estão o pitu, o caranguejo-uçá e a carne de bode, o feijão de corda, o jerimum, o arroz-do-sertão , o açafrão-da-terra, o cominho, a pimenta-malagueta, entre outros.

Nenhum comentário: