sexta-feira, 25 de janeiro de 2008

O reduto americano no Mexico

Quando se fala em México e Estados Unidos, só pensamos na fronteira e no monte de mexicanos tentando passar pela barreira americana, não é mesmo? Pois ontem conheci uma cidadezinha mexicana coalhada de americanos. E' San Miguel de Allende, pertinho de Guanajuato. Vivem ali cerca de 12 mil americanos que escolheram a cidade pra se instalar. Tem até um posto do consulado dos Estados Unidos. De fato San Miguel é uma cidade linda. Muito colorida, muita gente na rua. Nas praças, os bancos estão cheios de americanos, cuja chegada acabou inflacionando tudo na cidade. Dá pra perceber pelos preços cobrados nos bares, restaurantes e lojas. Muitas delas informam os preços apenas em dolar. As casas próximas ao centro estão cotadas em quinhentos mil reais, segundo moradores de Guanajuato. Os americanos que chegam, agora começam a procurar cidades vizinhas também, e só não invadiram Guanajuato porque ela é cheia de ladeiras e os carros não circulam em 90% do espaço da cidade. E se existe uma coisa que eles prezam muito é a comodidade. Subir os morros carregando sacolas de supermercado? Nem pensar!

3 comentários:

Redneck disse...

olá! finalmente, caiu na rede. faça bom proveito de sua viagem e nos traga dicas gastronômicas maravilhosas. vou começar a postar no blog todas as produções que fizemos no ano passado. aindã não sei como vou fazer, mas acho que vale a pena. afinal, comida é comida. a patty está mais perto de você do que de mim. está em NY, gelada! e aí, pelo jeito, a temperatura está agradável, não é? beijo!

Sig Mundi disse...

Tomara que os americanos encontrem muitos "sobe e desce" pra não se apoderarem deste lugar, se não pode ser que tirem todo o encanto.
Aproveite o sol e a viagem!
bjs, andrea

Anônimo disse...

Hoje fiz uma aula de culinaria mexicana, aqui em Oaxaca. Foi demais. Fomos ao mercado comprar os ingredientes e conhecer o que existe de mais tipico dessa regiao do Mexico. O que tem de inseto frito (chapolins) parece brincadeira. Eles colocam pra vender em cestos de palha. Alguns sao fritos com alho e pimenta. Tem um gosto bom. Seria um otimo tira-gosto pra cerveja!

O clima aqui esta bom demais. Consegui ate colocar uma regata com bermuda.
Na proxima conto mais. Quem sabe, ate la eu tenha encontrado o acento agudo pra colocar nas palavras
bjs.