terça-feira, 9 de setembro de 2008

Comida amazônica em São Paulo

A cidade andava órfã de um restaurante totalmente dedicado à culinária amazônica. A lacuna era preenchida pelo Tordesilhas e alguns outros que incluiam alguns pratos no seu cardápio. Na semana passada, soube que o mesmo dono dos finados restaurantes Tucupi e Carimbó, fechados em 2002 e 2004, respectivamente, abriu uma nova casa no Bexiga, oferecendo comida simples da Amazônia. Li um comentário do Josimar Melo que o lugar é simples, e a comida honesta. E ele conta o que mais tem lá: "um reconfortante caldinho de caranguejo (pode ser também de piranha); o intenso e revigorante tacacá (com tudo a que tem direito: caldo de tucupi, goma de mandioca, folhas e folhas de jambu, camarão seco); peixes como pirarucu e tambaqui (deste, embora seja oferecida a costelinha, o que vem é um filé), preparados na chapa; a maniçoba (carnes de porco e bovina na pasta de folhas de mandioca); e, claro, pato no tucupi." E de sobremesa, sorvetes variados de milho, tapioca, açaí, taperebá, entre outros.

Vou lá conferir qualquer hora dessas.

Amazônia: rua Rui Barbosa, 206 (Bela Vista, região central), tel. 0xx11 3142-9264 /Funcionamento: ter a sex, 19h/23h30; sáb, 12h/16h e 19h/23h30; dom, 12h/16h. CC: todos

7 comentários:

Anônimo disse...

Queridona,
Fiquei com muita vontade de te fazer companhia na ida ao Amazônia.
Só de pensar nos sabores....dá água na boca!!!
Iremos outras vezes.
Beijocas,

Anônimo disse...

Cheguei aqui pelo blog do Altino, do Acre. Adorei. Sou do Amapá e amazônia veio se encontrando por aqui. Bacana

Reiko Miura disse...

Aurora querida, na próxima iremos juntas.
E Alcilene, seja bem-vinda e nos visite sempre. A maniçoba me foi apresentada por uma amiga amapaense que morou em Fortaleza no mesmo período que eu. Ela viveu na Serra do Navio na época em que a Icome estava a toda e ela teve um restaurante por ali.

Sydnei disse...

O restaurante chama Amazônia, foi inaugurado dia 15 de Agosto e a culinária é fantástica. A casquinha de caranguejo é imperdível. O tucupi, a farofa, o jambu, é tudo bem Paraense e maravilhoso. O dono, o Sr.Paulo está reiniciando o empreedimento, mas tem tudo para ser referência na cidade. O lugar ainda é simples e carece de uma decoração temática.
Precisamos divulgar e organizar grupos para encher a casa e nunca mais deixarmos São Paulo sem a culinária do Norte.

Caroline Mendes Dias disse...

Olá,
estou em São Paulo de passagem e gostaria muito de conhecer um restaurante que sirva tacacá. Liguei no Amazônia que você sugere, mas está fechado em razão dos feriados de fim de ano. Será que pode me indicar algum outro local que encontro comida amazônica?
Abçs.

Anônimo disse...

A culinária do Norte do nosso país é tão fantástica, mas a gastronomia paulistana ainda não descobriu... ainda preferem peixe cru ao delicioso tucupi. À procura de restaurantes na net encontrei o Açaí da Diana (http://www.coisasdopara.com.br), mas não fui ainda, pq é muito longe de casa. Ligarei correndo nesse Amazônia!!! Obrigada pela dica!

Sara disse...

Eu acho que qualquer comida que temos a capacidade de testar e aprender é bom, mas acima de todas as coisas, se sabemos que a comida que trazem as raízes da nossa tradição como em grande parte dos restaurantes em itaim bibi