quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Sobre o que postar e o como postar nos blogs

No começo da semana participei do debate sobre os blogueiros da alimentação, na Livraria Cultura. Ali se falava, entre outras coisas, sobre a responsabilidade sobre o que se publica nos blogs. Esse debate começou porque até o advento dos blogs, a dita crítica gastronômica era feita somente nos jornais e seguia determinados padrões para isso. Mas ela se transferiu rapidamente para a blogsfera. Além de comentários sobre determinados bares, restaurantes, estabelecimentos comerciais da área de alimentação, alguns blogueiros se alçaram a verdadeiros críticos da gastronomia. E se discutia ali os limites daquilo que se publica nos blogs.

Coincidentemente hoje pela manhã li no site do jornal A semana, de Cabo Verde, a nota "Post de brasileira sobre culinária de Cabo Verde provoca onda de indignação", sobre um texto que uma das responsáveis pelo blog "Rainhas do Lar" escreveu sobre uma viagem que ela fez a Cabo Verde em agosto, para dar um curso de culinária no Centro Cultural Brasil – Cabo Verde (CCBCV). No blog, ela teria escrito esta frase infeliz sobre a alimentação dos caboverdianos "o que para mim é descartado como lixo, é degustado com prazer pelos nativos". O texto em si, é um retrato daquilo que ela viu lá, mas essa frase calou fundo nos caboverdianos. Não é preciso dizer que isso quase causou uma crise diplomática. Resultado: foram tantas os protestos que o post desapareceu do blog, e segundo o site A semana, ela teve que se desculpar junto à embaixada brasileira de lá.

Mas como a blogosfera é ágil, e como diz o ditado popular, o estrago já estava feito. Milhares de pessoas já haviam lido e reproduzido o que ela havia escrito.

Bem, fica aqui uma pequena lição: por mais que determinadas coisas não nos agradem, é preciso respeitar a cultura dos lugares por onde a gente anda.


O que A semana publicou

3 comentários:

Anônimo disse...

Olá, gostaria que vc visitasse minha loja virtual de livros novos e usados http://ajudadosanjos.lojapronta.net visite também o meu site www.ajudadosanjos.com.br, convide os amigos para conhecerem, valeu irmão (a).
Aproveito para desejar um ótimo Ano novo abençoado por Deus.
edson

VANDERLEI disse...

OLÁ, QUANTO AOS PERFUMES TAMBÉM TENHO UMA GRANDE RELAÇÃO DE BAIXOS VALORES.
OS PERFUMES IMPORTADOS ESTÃO MUITO CARO NO BRASIL, POR ISSO ESTOU AQUI PARA CONVIDAR VOCÊ E SEUS VISITANTES CADASTRADOS NO ORKUT.COM PARA VER OS MEUS BAIXOS VALORES E FOTOS.
OBRIGADO!
VANDERLEI-foxter_crown@hotmail.com

VANDERLEI disse...

Gostaria que aproveitasse e desse uma olhadinha no meu blog.
http://vanderleiesperanca.zip.net/