segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Ed Viggiani lança seu olhar sobre o Brasil



No sábado vi a exposição do Ed Viggiani, fotojornalista de primeira, que lança seu olhar em branco e preto sobre o Brasil e seus homens, mulheres e crianças. Sempre fui fã do trabalho dele, desde que moramos no mesmo período em Fortaleza, nos idos anos 80. Ele traballhando no jornal O Povo e eu no Diário do Nordeste. A fotografia do Ed é poesia pura, é sentimento. Num acidente no Rio de Janeiro, enquanto estava a serviço de uma revista, ele perdeu o olho direito. Fotógrafo que perdeu um olho? Ih, danou-se!

Danou-se nada! Não foi esse o caso do Ed. Ele é um entusiasta. E, é claro, tem momentos de raiva, de incorformismo com tudo que rola de errado e de ruim no nosso país, mas a arte dele está lá, denunciando isso.

E o Ed que tem um coração enorme. É solidário com os amigos que se vêem na pior e está sempre disposto a ajudar, por exemplo, cedendo fotos pra leilões.

E como ele é boleiro, e corinthiano, escolhi essa foto, que é uma das que eu mais gosto. Foi tirada em 95, em Ribeirão Preto, num Corinthias x Palmeiras.

Quem quiser ver/conhecer o trabalho do Ed Viggiani, veja a dica aqui:
Exposição “Meu Olho Esquerdo”
De 20/9 a 1/11/2009 (de terça a domingo, das 9 às 21h)
Entrada franca
Local: Caixa Cultural São Paulo - Praça da Sé, 111 - São Paulo (SP) - Galeria Humberto Betetto

Nenhum comentário: