sexta-feira, 28 de setembro de 2007

Olha que beleza de Urucum!

Passeando pela feira hoje de manhã, me deparei com um pequeno buquê de urucum. Vejam que coisa linda. Essa sementinha que dá aquela cor amrelo ouro/alaranjada/avermelhada à moqueca capixaba, dá em árvore ou mesmo em pequenos arbustos. Há quem diga que já subiu numa árvore pra colher o urucum e que teve os pés quase mordidos por um cachorro que tentava dar cabo do "ladrão". Seria lenda? Eu mesma só conheci pé de urucum bem baixinho, da minha altura. E por falar nisso, comprei uma panelinha pra esquentar urucum no mercado da Vila Rubim, em Vitória. É uma latinha, com tampa furada com pregos. Coloca-se no fogo a panelinha com óleo e as sementinhas. Quando o óleo esquenta e a cor se desprende das sementes está pronto para ser despejado sobre a moqueca. A tampa furada faz as vezes de peneira. Mas se você não tem a panelinha, pode usar uma concha. Dá no mesmo.

2 comentários:

Anônimo disse...

Andarilha,

O melhor urucum é aquele originário de árvores, tal qual tinha em casa de meu pai, até anos atrás.

Capixaba

Reiko Miura disse...

Então deve ser verdade esse negócio de urucum em árvores porque a pessoa que me contou a história do cachorro tentando morder seu pé enquanto estava trepado no pé de urucum era de Vitória.