domingo, 22 de julho de 2012

Caracas III - Algumas comidas e mercados


Mercado de Quinta Crespo, que é o maior da cidade, é um mosaico da comida e dos costumes venezuelanos. Milho, mandioca, abacates, abacaxi, bolinhos de farinha de milho, mariscos, peixes, camarões, galinhas, roupas... Numa ala estão as frutas (muitas), verduras (pouquíssimas) e legumes; em outra, os peixes, mariscos, carnes e frangos; em outra ala, roupas e miudezas. E do lado de fora, uma verdadeira feira popular.
Outro mercado que conheci foi o de Chacao. É novo, de arquitetra moderna. Tem quase as mesmas coisas que o de Quinta Crespo, mas numa escala bem menor. No térreo, verduras, legumes, queijos, frios, embitidos, pães. No segundo andar, roupas, bar, aviamentos.
Não esperem encontrar o Mercadão de São Paulo em países da América do Sul, porque nossa estética capitalista está mais pra La Boqueria de Barcelona do que para os nossos vizinhos, que a meu ver, ainda preservam o espírito original dos mercados de abasto.  

Arepas, as campeãs.
 


O pão do venezuelano é a arepa, feita com farinha de milho branca. Ela são assadas na chapa ou na frigideira e os recheios podem ser de queijo fresco, de frango, carne ou peixe refogados. Em todos os lugares, servem arepas no café da manhã.  Nas ruas, existe uma rede de areperas - Arepa Venezuelana, que é estatal e vende a arepa a preços populares. 
É claro que ninguém fica debulhando milho todos os dias. Existe a harina-pan, que é uma mistura como a da nossa tapioca, que já vem pronta, só precisa molhar, moldar e assar.  Para o gosto brasileiro, um pouquinho mais de sal cairia muito bem.  


Hallacas e bollitos



 
Nas ruas e nos mercados, pode-se encontrar bancas de venda de hallacas e bollitos, que são uma espécie de pamonha salgada.  São idênticas aos tamales mexicanos. Uma delícia. 
 



  A massa é temperada e o recheio muito saboroso. São cozidos em folhas de bananeira. 

Os pratos que se come nos restaurantes sempre tem como acompanhamentos as arepas e/ou a banana verde (mais verde e mais madura). As mais maduras são cortadas em diagonal e fritas.  As outras, chamadas de patacones ou tostones, são fritas primeiro, em seguida são amassadas e novamente fritas.  São uma delícia.  

Nenhum comentário: