quarta-feira, 18 de abril de 2012

As delícias de Goiânia



Passear na Feira do Cerrado, em Goiânia, é dar um giro pela gastronomia básica dali.  Não podem faltar a pamonha salgada, os biscoitos doces e salgados, a galinhada, o feijão tropeiro e o empadão goiano.  O pequi não poderia faltar.  E está na galinhada, nos licores, nas farofas e em outras guloseimas. O pequi é uma fruta que pra mim se parece com Brasília - não existe meio termo: ou você gosta ou não gosta.Eu, claro, faço parte da turma que gosta. E muito. Aprendi a usar o pequi com minha amiga goiana Laurenice Noleto, a Nonô, que é jornalista de profissão, mas que largou tudo, ou quase tudo (de vez em quando tem umas recaídas), pra se dedicar a fazer licores. O carro-chefe? Chocolate co pequi. Ela mesmo diz que é o Amarula do Cerrado. Delicioso. 

Mas na feira o visitante encontra artesanato de primeira. Digamos que 99% do que é colocado à venda é feito pelos próprios expositores. Tirando uma única banca que vende coisas industrializadas, o restante é mesmo artesanal. 

A feira acontece num parque e as barracas são dispostas em ruas. Para o visitante é uma delícia, porque as barracas ficam sob as árvores. Então dá pra passear tranquilo, mesmo no calor de Goiânia.


 A parte da comida, que é a que mais me chama a atenção em todos os lugares que vou, não fica a dever. 

A galinhada é feita ali mesmo, à vista do freguês e é servida com uma salada tipo vinagrete (com ingredientes cortados maiores) e feijão tropeiro. 



 



Os biscoitos, são capítulo à parte.  Este biscoito de polvilho frito está pra Goiás como o pão de queijo está pra Minas. Com um cafézinho doce...


A pamonha, então, nem se fala. Em Goiás só se come pamonha salgada. Aqui em São Paulo só comemos a doce.  As de lá são recheadas com linguiça, queijo ou jiló.  A massa não é blocada como a nossa, é cremosa e temperada.  Muito boa.



O pequi aparece aqui, nos licores da Nonô. Puro ou com chocolate. Eu que não sou fã de bebidas doces, sou freguesa do licor de chocolate com pequi. Segundo a Nonô, ela juntou dois ingredientes do amor - o pequi e o chocolate.



Então, se forem a Goiânia, visitem a Feira do Cerrado, que acontece todos os domingos das 9h às 13hs, perto do estádio Serra Dourada. Depois posto um pouco do artesanato.

Nenhum comentário: