quinta-feira, 4 de março de 2010

Coisa de goiano

Pra passar férias em Goiás é preciso conhecer o goianês, caso contrário o sujeito pode se atrapalhar e ser confundido com um turista. Recebi uma lista termos de uma goiana, então tem propriedade. Quem pensa que ali tudo é igual a Minas, está muito enganado, mas numa coisa goianos e mineiros são parecidos. Dizem as boas línguas que goiano não fala diretamente o que pensa. Ele dá voltas e voltas até chegar onde quer. Invariavelmente a conversa chega no “Ow, deixa eu te falar”. A coisa fica mais ou menos assim: "Blá-blá-blá, Oww, deixa eu te falar, lembra aquele negócio que eu te pedi...".

O "Tem base?" também é famoso por lá. Tradução: "Pode uma coisa dessas?". O sol em Goiás é forte, todo mundo sabe. É tão forte que "Chega dói". Se o sujeito vai a Goiânia, sempre pode se abrigar na sombra de uma arvrinha. Ou de uma arvrona. Se quiser se refrescar, sempre pode lavar o rosto no córgo.

Se você quiser saber se o goiano vai à festa, a resposta vai ser algo parecido com "Uai, vô!". Se a porção de comida é muito grande, o goiano vai dizer "Num dô conta". Mas "I don't understand" em Goiás também é "Num dô conta!". E por aí vai. Assim que o goianês estiver decorado, pode comprar a passagem!

Passei o Carnaval com um grupo animadíssimo de goianos e pude matar a saudade desses e de outros "jeitos" de falar da moçada. O goiano é super receptivo, ele só não dá jeito naquele calorão dos infernos!!!!!

Nenhum comentário: