domingo, 8 de fevereiro de 2009

Voltei.

Blogueiro educado avisa quando vai desaparecer, não é mesmo? Parece que faltei à aula. Bem, fui para o Fórum Social Mundial em Belém, mas bem antes da viagem tinha tanta coisa pra preparar e deixar em ordem que não deu tempo pra atualizar o blog. Belém, como sempre muito quente, dessa vez estava chuvosa, porém bem menos chuvosa do que esperávamos. São os próprios paraenses que brincam dizendo que ali só existem duas estações no ano: a que chove todo dia e a que chove o dia todo. No dia da Marcha de abertura, o temporal mandou ver, mas ninguém arredou pé da rua.





O Fórum é aquela babel que muita gente já teve a sorte de presenciar. Milhares de idéias circulando, experiências sendo trocadas, militantes de movimentos sociais do mundo todo mostrando um pouco do trabalho que realizam em seus países etc. É revigorante ver tanta gente se mexendo mundo afora, seja de organizações não governamentais como dos governos também.

Ouvir Marina Silva é sempre bom, ainda mais na própria região que ela tanto luta pra defender. Ao sair do governo ela perdeu as amarras oficiais e voltou à militância que marcou e marca sua vida. Ouvir os índios sobre suas necessidades e novas necessidades a partir das demarcações de suas terras também é muito interessante. É um Brasil que a gente pouco conhece, que nós, dos grandes centros, ignoramos. O Brasil pensa que conhece o Brasil com a pasteurização carioca-paulistana que a Globo apresenta em suas novelas, mas o Brasil real é bem outro.


Participar desses eventos que trazem gente de todas as partes é uma injeção de ânimo. Ajuda a gente a perceber que tá no caminho certo e que ainda tem muita gente no planeta interessada em conhecer novas experiências.

Um comentário:

Redneck disse...

Finalmente, né! Bem-vinda, depois de tanto silêncio. Beijo!