quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Pé-sujo, quilo ou um restaurante estrelado?

Engraçado. Ontem havia postado essa coisa de estar no lugar pra sentir de perto como vivem os locais. E não é que hoje recebo um e-mail de um amigo capixaba-barriga verde-paulistano-carioca (a crise de identidade já deve estar batendo!) sobre uma matéria que saiu hoje na Folha sobre a blogueira Layne Mosler que só anda de táxi e só vai onde os taxistas indicam. É interessante e vale uma visita ao blog Go Where the Taxista Takes You .

Tá certo que nem sempre ela se dá bem. Muitas vezes deve ter sido levada aos "quilos" da vida, mas imagino que andou por lugares onde um turista comum, com dinheiro ou sem dinheiro, jamais se aventuraria. Na matéria que a Folha publica hoje, ela está em Buenos Aires e ali - quem já esteve por lá sabe - tem mais táxi do que gente. Na minha última visita eram cerca de 40 mil. Então, se ficar rodando alguns dias por ali, dá pra conhecer um bocado de "bibocas".

Vi recentemente uma reprise de um programa do Antony Bourdain sobre a Argentina e ele vai com um cozinheiro a uma favela de Buenos Aires. Um cara montou uma barraca coberta por uma lona e cozinha pra quem quiser chegar. A comida não é pra gente fraca: cozido de miúdos de porco com legumes. Muito parecida com a panelada nordestina. A cara dos "comensais" era de satisfação total, cada um deles lambendo os dedos depois de comer. Conclusão? Os pé-sujos também valem uma visita. Só é preciso ter alguém que conheça e garanta que a comida não vai transformar a viagem de lazer num pesadelo!

Nenhum comentário: