quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Em tempos de Bienal, olhe para os lados

Entre prédios, carros, pessoas e poluição, os muros de São Paulo estampam alguma arte.







segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Mais comidinhas do interior de São Paulo

Mais uma visitinha ao Revelando São Paulo pra ver, comer e conversar com os expositores. Coloquei aqui algumas comidas salgadas: rojão, arroz vermelho com suan, bolinho caipira, torresminho e linguiça, marisco lambe-lambe, pau a pique e galinhada.
Rojão, feito em Ribeirão Grande. Carne de porco temperada com 9 especiarias e assada.


Arroz vermelho com Suan, de Cruzeiro



Torresmo e linguicinha não podem faltar na mesa do interior paulista.


Bolinho caipira, feito com farinha de milho e recehado de carne moída ou frango refogado. Este foi feito pela Valentina Souza, de Lagoinha, bem pertinho de São Luiz do Paraitinga.


Pau a pique, João deitado, rebenta peito, corisco, cubu, mané pelado... D.Cida, de São francisco Xaiver diz que a iguaria pode ser doce ou salgada e seu nome tem a ver com o formato.


O preparo do marisco lambe-lambe se parece com o da galinhada. O resultado, é divino, de lamber os dedos.


Galinhada caipira é mais puxada ao açafrão. É feita como a goiana. A diferença é que nesta paulista não tem pequi.

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

O Pará sem Paulo Martins

Muito triste a notícia da morte do Paulo Martins, do restaurante Lá em casa, de Belém.

Ele foi um dos maiores responsáveis pela difusão da culinária paraense fora do seu estado. Ele tinha diabetes e outras complicações e já estava doente há alguns anos.

Estive diversas vezes em Belém, mas nunca consegui falar com ele, já muito doente. Lamentei muito não ter conseguido entrevistá-lo para o meu TCC sobre o cupuaçu. Acabei usando informações do livro Culinária Paraense e também de uma apostila que a mãe dele, dona Ana Martins Martins escreveu para o Senac-PA.

Neste video, do projeto Saberes do Brasil, tocado pela Ana Maria Trajano, Paulo Martins fala sobre a gastronomia da região amazônica. De quebra, no Youtube tem também o vídeo com a dona Ana Maria, com depoimento para o mesmo projeto. O link é este http://www.youtube.com/watch?v=BZ5H3ST7BYM

quinta-feira, 2 de setembro de 2010