domingo, 11 de setembro de 2011

Cultura paulista pra todos os gostos

O Facebook acostuma muito mal. A gente fica com preguiça de atualizar o blog e ouve dos amigos o tal do "fui lá, mas não tinha nada de novo". Ai que vergonha do Varti!

Bem, pra começar a atualizar a coisa, vou postar algumas fotos que fiz no Revelando São Paulo deste ano, que segue até o dia 18/9, no Parque da Vila Guilherme (antigo Parque do Trote).

Gosto deste festival porque tem de tudo: artesanato, comida, manifestações culturais etc. E muita coisa remonta à minha infância, vivida num sitio e também às férias passadas na casa da minha avó, em Taquaritinga.  Época muito boa. Nenhuma preocupação com os destinos do país e do planeta. A única coisa que tínhamos que fazer era nos defender dos primos que aprontavam o tempo todo com as "primas da cidade". Eles tinham um arsenal de maldades pra praticar com a gente que parecia interminável. De muitas delas me lembro até hoje.

Mas voltando ao Revelando, é programa pra todas as idades e pra todos os gostos.


O rojão (uma espécie de kafta de carne de porco assada na brasa) é o meu petisco preferido, depois vem a galinhada, o torresmo, a mandioca frita, a pamonha, o pau-a-pique... e por aí vai.


 A ambientação ajuda crianças e adultos que só viveram na cidade, a ver como as coisas funcionam nos sitios do interior de São Paulo.


Os arranjos com legumes, frutas e verduras parecem quadros de natureza morta.

 A galinha da de São José dos Campos é de dar água na boca, só de olhar. E pra acompanhar, feijão gordo (feito com feijão branco).



Os bonecões presentes em festas populares como em São Luiz do Paraitinga também estão no Revelando.


A garotada se diverte com as competições a cavalo, desfiles de carros de boi, passeios de charrete...




Representantes de outras culturas presentes em São Paulo também se apresentam no palco principal.

2 comentários:

GILMAR CARNEIRO disse...

É isto mesmo,Reiko, eu mesmo entrei várias vezes e encontrava a mesma coisa. Faça como eu, habitue-se a ter que escrever algo, ou mandar flores. Abração!

Suely disse...

Ai, que coisa boa encontrar novidades por aqui!! Adorei tudo. Beijos.