Bem, pra começar a atualizar a coisa, vou postar algumas fotos que fiz no Revelando São Paulo deste ano, que segue até o dia 18/9, no Parque da Vila Guilherme (antigo Parque do Trote).
Gosto deste festival porque tem de tudo: artesanato, comida, manifestações culturais etc. E muita coisa remonta à minha infância, vivida num sitio e também às férias passadas na casa da minha avó, em Taquaritinga. Época muito boa. Nenhuma preocupação com os destinos do país e do planeta. A única coisa que tínhamos que fazer era nos defender dos primos que aprontavam o tempo todo com as "primas da cidade". Eles tinham um arsenal de maldades pra praticar com a gente que parecia interminável. De muitas delas me lembro até hoje.
Mas voltando ao Revelando, é programa pra todas as idades e pra todos os gostos.
O rojão (uma espécie de kafta de carne de porco assada na brasa) é o meu petisco preferido, depois vem a galinhada, o torresmo, a mandioca frita, a pamonha, o pau-a-pique... e por aí vai.
A ambientação ajuda crianças e adultos que só viveram na cidade, a ver como as coisas funcionam nos sitios do interior de São Paulo.
Os arranjos com legumes, frutas e verduras parecem quadros de natureza morta.
A galinha da de São José dos Campos é de dar água na boca, só de olhar. E pra acompanhar, feijão gordo (feito com feijão branco).
Os bonecões presentes em festas populares como em São Luiz do Paraitinga também estão no Revelando.
A garotada se diverte com as competições a cavalo, desfiles de carros de boi, passeios de charrete...
Representantes de outras culturas presentes em São Paulo também se apresentam no palco principal.