domingo, 22 de maio de 2011

A boa surpresa de Bogota


Bogota me surpreendeu de todas as formas. Vim de Managua pra ca e encontrei uma cidade limpa, moderna e com todos os problemas de uma cidade grande e moderna, leia-se transito terrivel, distancias longas e transporte cheio. Ja to craque no tal do Transmilenio, que eh o sistema dos onibus que rodam em corredor especial. Bogota esta em obras. Ja tinham me dito isso, mas achei que ja teriam terminado quando eu viesse para ca. Afinal, demorei tanto para vir. Digo anos e anos. So vi o tamaño real de Bogota depois que subi o Cerro de Montserrat. Eh de espantar.

O bairro da Candelaria concentra um casario multicolorido e muito bem preservado. Ali estao tambem os museus, os centros culturais, as igrejas mais antigas, a Praca Bolivar e muitas outras atracoes turísticas. Andei, andei, andei. Fui ao Museu Botero, que reúne uma boa parte dos trabalhos dele, tanto em pinturas, desenhos como em esculturas. Vi um monte de gordinhas como eu. Tratando-se de Botero, ate as frutas sao mais rechonchudinhas!

Fui ao Museu Igreja Santa Clara. Barbara. E pra minha sorte, tinha ali uma mostra da Fotografica Bogota 2011, com obras de duas fotografas incriveis, a Erika Diettes e a Gabriela Morawetz. E no Museu do Banco da Republica, estaba uma exposicao do Leon Ferrari e outra da fotografa Dayanita Singh, com fotos da India. Lindas.

Bom, mas vou deixar para contar mais depois. Estou brigando com este computador do hotel, porque ele por conta propia, vai arrumando o que escrevo para o espanhol. Isso porque nao me entendí com o teclado ate agora.

Vejam algumas fotos que coloquei num álbum do Picasa.


2 comentários:

Suely disse...

Tenho muita vontade de ir em Bogotá.
E o próximo encontro feminista latinoamericano vai ser lá. Tomara que dê certo e eu consiga ir. saudade de você. Beijo

Reiko Miura disse...

suely, voce vai gostar demais. O centro historico eh fantastico, tudo monumental, as igrejas lindas, algumas transformadas em museu. Dei a maior sorte e peguei a mostra Fotografica Bogota 2011. To vendo todas as mostras de fotografia que estao na cidade.
De um jeitinho de vir. Eh otimo.
bjs.