sexta-feira, 28 de maio de 2010

São Luiz do Paraitinga

Clique no Divino pra ver as fotos

Festa do Divino de São Luiz do Paraitinga. A cidade se recuperando, as pessoas voltando a frequentar e as tradições que se preservam. É uma delícia andar pelas ruas e cruzar com todo tipo de manifestação cultural: moçambique, congada, cavalhada, procissão, violeiros, seresteiros, todo mundo se cruzando na rua. Quando um grupo passa, o outro fica de lado. Respeito total.

Marmanjos se empilhando no pau-de-sebo, crianças correndo atrás de Maria Angu e João Paulino, e Maria Angu e João Paulino correndo atrás das crianças, dezenas de pessoas fotografando pra eternizar os bons momentos passados ali.

Muito bom também encontrar amigos como Alice, Zé Américo, Rose, Ivan Vilela, Edu, Flávinho, Sueli e tantos outros.

Taí uma dica de viagem de fim de semana.

sexta-feira, 21 de maio de 2010

Saudade do Daniel

Em maio de 2006, o câncer finalmente venceu o Daniel Herz, depois de anos de batalha. Mas o sumiço físico dele não o levou embora, de jeito nenhum. Eu o conheci em Brasília, durante a Constituinte (1987-1988). O Daniel era aquele cara quieto, que tinha uma capacidade sobrehumana de pensar as coisas da comunicação. Mas ele pensava pra frente, prevendo a entrada de novas formas de comunicação no país e a incidência disso sobre a sociedade e sobre os trabalhadores do setor.

Durante os dois anos da Constituinte, Daniel, Armandinho Rollemberg, Jorge Bittar, eu e mais alguns companheiros, nos dividíamos pra cobrir o país todo, fazendo os debates sobre a democratização dos meios de comunicação e buscando apoiadores à emenda que foi apresentada ao Congresso Constituinte. Ali se vivia uma efervescência incrível, todos os dias a gente se via no meio de debates sobre os mais diferentes temas. Ali estava sendo escrita a história do Brasil. E foi nesse momento tão importante que meu caminho cruzou com o do Daniel.

Durante os debates da Conferência Nacional de Comunicação, dava pra sentir que ele estava ali, presente nas propostas, nos discursos. Muita coisa que se discutiu ali, tinha uma mãozinha dele. É uma herança forte essa.

Pra homenageá-lo roubei esta citação do site criado pelos amigos, o Daniel inclusive, para o Adelmo Genro Filho quando ele faleceu em 1988.

"A vida do espírito
não é a vida que se ausenta ante a morte
e se mantém pura [diante] da desolação,
mas é a vida que sabe afrontar a morte
e manter-se vida".
G.W.F. Hegel

segunda-feira, 10 de maio de 2010

Na Patagônia

Bateu saudade do frio gostoso da Patagônia.

Ensinamentos das mães de antigamente

Recebi uma desses e-mails engraçados e selecionei algumas práticas de mães que Hoje são consideradas politicamente incorretas, mas algumas funcionavam muito bem lá em casa, afinal, éramos 10 (D-E-Z) irmãos!

- MOTIVAÇÃO - "Continua chorando que eu vou te dar uma razão veradeira para você chorar!"

- ANTECIPAÇÃO - "Espera só até seu pai chegar em casa!"

- PACIÊNCIA - "Calma!.... Não se preocupe... Quando chegarmos em casa, aí sem, você vai ver só..."

- ENFRENTAR OS DESAFIOS - "Olhe pra mim! Me responda quando eu te fizer uma pergunta!"

-RACIOCÍNIO LÓGICO - "Se você cair dessa árvore, você vai quebrar o pescoço e aí eu vou te dar uma surra!"

- GENÉTICA - "Vocé igualzinho ao merda do seu pai" (minha mãe não dizia essa)


- MINHAS RAÍZES - "Tá pensando que nasceu de família rica, é?"

- SABEDORIA DA IDADE - "Quando você tiver a minha idade, você vai entender."

- JUSTIÇA - "Uum dia você vai ter seus filhos, e eu espero que eles façam pra você o mesmo que você faz pra mim! Aí você vai ver o que é bom!"

- RELIGIÃO - "É melhor você rezar pra essa mancha sair do tapete!"

- DETERMINAÇÃO - "Vai ficar aí sentado até comer toda a comida!"

sábado, 8 de maio de 2010

O Remanso do Peixe, em Belém, é sensacional!




Tinha visto o Thiago Castanho, um garoto de 20 e poucos anos, chef do restaurante Remanso do Peixe (em Belém), no debate sobre a Amazônia na série Estantes e Panelas, da Livraria Cultura. Sempre que vou a Belém, nunca consigo tempo pra ir até o Remanso que é considerado um dos melhores restaurantes de Belém. Mas recentemente dei sorte e fui jantar lá.

Fica no Marco, bairro meio afastado do centro, numa vila. A entrada muito simples. O manobrista avisa que o restaurante é lá em cima, ou seja, é preciso subir as escadas. O que se vê lá em cima, é um restaurante requintado para os padrões da cidade. Decoração de muito bom gosto, serviço decente e a comida...

Bom, deu até água na boca só de lembrar do bolinho de piracuí e da peixada com camarões cozida no tucupi. É de comer gemendo. A comida é de primeira. Excelente.

Acho que no Remanso, aconteceu o mesmo que no Mocotó do Rodrigo Oliveira. No começo do negócio, o pai tocava e depois os garotos assumiram as panelas e o resultado taí: comida de primeira e casa cheia sempre.