quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

A história de Gino Meneghetti por Mouzar Benedito

Taí, uma história que deve ser pra lá de interessante. O personagem existiu de verdade, chegou ao Brasil na leva de imigrantes italianos que baixou em São Paulo pra trabalhar nas fábricas. Este Meneghetti era um tipo de Hobbin Hood "do asfalto", dizia que só roubava de quem tinha, ou seja, dos ricos (mas acho que não distribuía para os pobres). Fez de seus roubos e fuga, uma verdadeira arte. Tanto fez que acabou famoso.

E pra contar essa história, a editora não poderia ter encontrado um autor mais irreverente que o Mouzar.

O lançamento de Meneghetti - honestamente ladrão (Ed. Boitempo) é hoje, 28 de janeiro, às 19:00h na Livraria da Vila (Rua Fradique Coutinho, 915). Se não cair o pé-d'água do fim de tarde, estarei lá.

Agora a gente nem pode mais brincar com o povo de Belém. A gente vivia dizendo que em Belém marcam os compromissos pra antes e depois da chuva. Aqui, quando chove, a gente nem vai!

terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Os quadrados de Patricia Woll

Uma dica legal é a exposição da Patti, Patricia Woll, uma alemã que já rodou por uma boa parte do mundo e veio bater aqui entre nós. A artista foi aprimorando sua técnica e vai expor uma parte dos trabalhos a partir do dia 2 de fevereiro, no Bar Balcão. São 20 quadrados de 30 x 30, resultando em uma rica mistura de pintura, carimbos, retalhos, achados, bordados etc.

Vale a pena ver a exposição e conhecer a Patti.

Bar Balcão
2 de fevereiro, terça - a partir das 19hs.
R. Dr. Melo alves, 150

A Vaca Varal da Sylvia Masini

Ai, que preguiça de atualizar o blog! Ai, que preguiça de sair de casa! Ai, que preguiça! Tô mais pra Dorival Caymmi na sua rede do que pra outra coisa. Mas a gente tem que pegar, nem que seja no tranco, não é mesmo?

Então, taí, segue a obra da amiga Sylvia Masini, fotógrafa, que decorou esta Vaca Varal pra Cow Parede (fica na Oscar Freire, entre a Augusta e a Haddock Lobo). Até pensei que ela ia fazer um varal de fotos, mas é de calças mesmo!

sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Pra ajudar o povo e a cidade de Sao Luiz do Paraitinga


A moçada da Sosaci, a Sociedade dos Observadores de Saci, que foi fundada em Sao Luiz do Paraitinga em 2003, também participa do movimento de solidariedade aos desalojados e para reconstruçao da cidade. Quem puder, pode participar de duas formas: depositando uma grana no Banco do Brasil (agência 76-0 e conta corrente 202020-3) ou doar mantimentos, material de limpeza e higiene, roupas e utensílios.

Mantimentos: macarrão, molho, papinha de neném, legumes, farinha, óleo, sal, açúcar, ração de animais, arroz, feijão, água...

Material de Limpeza e higiene: Papel higiênico, sabonete, rodo, vassoura, detergente, sabão em pó e pedra, desinfetante, panos, baldes, pasta de dente, sabonetes...

Utensílios:
Talheres, mamadeira, fraldas adulto e infantil, fósforo, pratos, panelas, copo, tupperware, potes, sacola plastica...

Roupas:
Todos os tipos, de bebê a adultos. Inclusive roupas de cama, mesa e banho, sapatos, bolsas, mochilas.

quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

As enchentes e a desgraça anunciada

Estou viajando há 15 dias e nao consegui entrar muito na internet. Feriados, cybers fechados etc. Aos poucos fui me inteirando da situacao que as chuvas provocaram no Brasil. É uma tristeza só! Ano após ano a gente vê a situacao se repetir. Mais e mais pessoas sendo expulsas das áreas urbanas pra viver nas encostas de morros, em favelas, em áreas de risco. Se elas sabem que é área de risco, devem saber, mas é o mais perto da cidade onde conseguem morar. Nós, classe média, ficamos nos nossos apartamentos só assistindo. Às vezes, com diz o Mário Viana, juntamos roupa, remédios e comida nao-perecível pra mandar para os desabrigados. É o máximo que conseguimos fazer?